Qual a importância do planejamento no gerenciamento de projetos?
Caro leitor, bem vindo ao Blog da KVA Projetos, um espaço dedicado para a interação entre a empresa, clientes e comunidade como um todo. Esperamos que este texto seja útil a todos!
Não é tarefa muito difícil para qualquer pessoa deste país se deparar com uma obra inacabada ou mesmo abandonada. Assim como não é surpresa para nenhum telespectador que assiste TV ouvir sempre as mesmas desculpas como: a verba não foi repassada, a empresa contratada faliu, descobrimos que o projeto básico estava equivocado e etc.
Na verdade, todos estes fatos agregados constituem o que pode se chamar de falta de planejamento. Mas o que é planejamento? De acordo com o dicionário é: substantivo masculino, ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática; planificação. Ação ou efeito de planejar, de elaborar um plano. Determinação das etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho, festa, evento. Ou seja, vendo o significado da palavra, fica mais claro que a falta de planejamento ou mesmo o planejamento feito de forma inadequada, pode levar um projeto a fracassar ou apresentar grandes prejuízos ao executor.
Mas por que não se planeja antes de se começar um empreendimento? Podemos ter várias respostas para este questionamento, mas vamos começar pelo exemplo de uma empresa privada. Algumas empresas, de forma equivocada, enxergam o planejamento como uma coisa muito morosa e às vezes até como um gasto, ou mesmo algo desnecessário. Outras até fazem um planejamento inicial de seus projetos, mas depois, encontram grande dificuldade de controlar o que foi planejado em decorrência de mudanças que vão aparecendo. Com tudo isso, a empresa vai aos poucos perdendo o controle sobre o projeto, de modo que já não se sabe por exemplo: o esforço empregado; os custos; o que já foi entregue; o que ainda falta entregar e etc. No final do projeto provavelmente o cenário poderá estar longe do esperado inicialmente, e ainda poderá causar grandes prejuízos a outros projetos, que por ventura estejam ocorrendo em paralelo.
Já no âmbito de uma empresa pública a falta de planejamento pode causar, além dos efeitos citados no que diz respeito às empresas privadas, algo terrível para uma cidade, estado ou país, que é o desperdício de recursos recursos públicos. No setor público, além de um planejamento pontual que deve ser aplicado a atual gestão, deve-se ainda levar-se em conta o prosseguimento de um determinado projeto por uma gestão futura, que poderá ser conduzida por uma denominação política diferente, que talvez não encare o projeto com a mesma importância, mas que por respeito aos cidadãos daquela localidade e sensos mínimo de responsabilidade, deverá fazer com que o projeto seja finalizado. Por isso, as obras públicas devem ser planejadas com ainda mais cuidado, de forma que sejam realmente necessárias para a população e não algo que satisfaz apenas os anseios de uma ou de outra denominação política.
Dito isso, que os empreendedores, gerentes e gestores públicos e suas equipes, tenham bastante consciência sobre a importância do planejamento em seus projetos, de tal forma que a luz do sucesso se apresente no encerramento dos mesmos.
Artigo muito bom. Assunto muita vezes deixado de lado que gera grandes prejuízos e limita ainda mais nossa competitividade...
Muito bom!